Governo mexicano envia 11 helicópteros a Michoacán para enfrentar violência

  • Por Agencia EFE
  • 14/01/2014 02h45

México, 13 jan (EFE).- A Procuradoria Geral do México enviou nesta segunda-feira a Michoacán efetivos policiais e 11 helicópteros que serão utilizados para conter a onda de violência e fazer valer a legalidade nesse estado do sudoeste do país, que vive uma grande onda de insegurança.

A subprocuradora Jurídica e de Assuntos Internacionais da Procuradoria Geral da República (PGR), Mariana Benítez, informou sobre a chegada a Michoacán das aeronaves e de 70 agentes “entre pessoal operacional, corpos de reação, ministeriais e agentes do Ministério Público”.

A funcionária explicou que o objetivo é “coordenar as ações com o Grupo Interinstitucional que foi constituído hoje e é formado por autoridades locais, do estado de Michoacán e do gabinete de Segurança do Governo Federal”.

Acrescentou que a missão desse grupo é desenvolver ações para fortalecer o Estado de direito e restaurar a ordem nas regiões e municípios do estado onde for necessário.

Mariana acrescentou que o grupo permanecerá em Michoacán pelo tempo que for determinado pelas autoridades estaduais e federais.

Além disso, explicou que com o passar dos dias serão tomadas as decisões e os passos necessários e afirmou que os agentes federais serão alocados onde forem requisitados.

A chegada dos helicópteros e do pessoal de apoio é a primeira ação da PGR depois do acordo entre os governos estadual e federal para enfrentar a ameaça de ingovernabilidade e a violência que prevalecem no estado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.