Governo Trump quer negociar reforma tributária a portas fechadas, diz assessor

  • Por Estadão Conteúdo
  • 22/06/2017 08h12 - Atualizado em 29/06/2017 01h00
  • BlueSky
EFE Donald Trump - EFE

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja negociar privadamente a grande reforma no sistema tributário que pretende implantar, em diálogo com líderes republicanos no Congresso, segundo um importante assessor. O principal assessor econômico de Trump, Gary Cohn, afirmou na quarta-feira que a Casa Branca não quer entrar em negociações prolongadas após o pacote ser tornado público, em alguns meses.

Cohn disse que a ideia do governo é divulgar o pacote de mudanças na primeira quinzena de setembro. O assessor informou que a intenção não é ficar negociando as alterações com todos os congressistas.

A abordagem proposta tem um histórico complexo no Legislativo americano, especialmente em temas difíceis de manobrar, como a primeira mudança no código tributário do país em 31 anos. Neste ano, deputados relutaram quando membros do governo Trump exigiram uma votação para acabar com a reforma de saúde aprovada no governo do ex-presidente Barack Obama. A mudança passou na Câmara, mas só apenas prolongadas negociações, e agora está no Senado, onde vários membros já criticaram o fato de que ela foi negociada a portas fechadas.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.