Grupo armado mantém quase 70 egípcios em Trípoli

  • Por Agencia EFE
  • 14/03/2014 10h43

Cairo, 14 mar (EFE).- Um grupo armado mantém mais de 70 cidadãos egípcios detidos em Trípoli, que foram levados a um centro de luta contra a criminalidade na capital da Líbia, segundo informou nesta sexta-feira o Ministério das Relações Exteriores do Egito em comunicado.

Os egípcios foram sequestrados em várias regiões da capital: Ain Zarat, Salah ad-Din e Souk al Juma, por homens armados vestidos com uniformes militares.

As autoridades egípcias – Exteriores, presidência e o Conselho de Ministros – trabalham para dar acompanhamento a este caso, corroborar as informações preliminares e assegurar a libertação dos reféns.

O chefe da diplomacia egípcia, Nabil Fahmi, já há contatado com seu colega líbio, Mohammed Abdulaziz, para “trabalhar com a maior velocidade na libertação dos egípcios”, segundo o comunicado.

O Ministério aproveitou para reiterar as advertências de proibição aos cidadãos egípcios de viajar à Líbia, e de só fazê-lo se é realmente necessário.

No final de janeiro, quatro funcionários da Embaixada do Egito em Trípoli foram sequestrados, entre eles o adido cultural, Hilal Cherbini, e outros três funcionários do centro cultural egípcio.

O sequestro aconteceu 24 horas depois que outro membro da delegação egípcia, o agregado administrativo, Hamdi Ghanem, foi capturado.

Os cinco foram libertados uma semana depois.

A ausência de corpos de segurança estatais eficazes favoreceu esse tipo de fato por parte das milícias líbias, que nasceram durante o levantamento armado que acabou com o regime de Muammar Kadafi e que continuam operativas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.