Grupo de soldados ucranianos se refugia em território russo

  • Por Agência EFE
  • 03/08/2014 07h22

Um grupo de 12 soldados da Ucrânia da 72ª Brigada Aerotransportada pediu neste domingo refúgio em território russo para fugir dos combates com as milícias insurgentes, segundo informaram os órgãos de segurança da região fronteiriça de Rostov.

“Os militares ucranianos entraram na zona neutra entre Rússia e Ucrânia com uma bandeira branca e solicitaram autorização para se proteger em território russo”, assinalou a fonte à agência russa “Interfax”.

Neste momento as autoridades locais estudam a situação dos soldados ucranianos, os motivos pelos quais cruzaram a fronteira e seu status jurídico.

Segundo informou o canal de televisão “Rossia 24”, o destacamento inclui tanto oficiais como soldados e nenhum deles portava armas.

“Em nenhum caso somos traidores. Não estamos em guerra com a Rússia. Pode ser que haja algumas diferenças, mas guerra não há”, assegurou um dos oficiais.

E acrescentou: “Para salvar a vida dos meus subordinados decidimos tirá-los por território russo”.

Não é a primeira vez que soldados ucranianos pedem autorização para atravessar a fronteira russa perante a incessante pressão dos milicianos, embora em ocasiões anteriores tenham retornado a seu país através de outra seção da fronteira.

O Exército ucraniano perdeu cerca de 400 homens desde o começo do conflito com os rebeldes pró-Rússia em abril passado, número que não inclui as baixas entre os serviços de fronteiras, a Guarda Nacional e os batalhões integrados por voluntários.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.