Grupo jihadista avança no leste da Síria após combates com dezenas de mortos
O grupo jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) conseguiu controlar, nas últimas horas deste sábado, novas áreas da província de Deir ez Zor, na Síria, após combates com brigadas islamitas rivais que causaram dezenas de mortes.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) informou hoje que os enfrentamentos aconteceram entre o EIIL e o Frente al Nusra, uma organização síria ligada à rede terrorista Al Qaeda, apoiado pela Frente Islâmica.
O EIIL tomou o controle ontem à noite de toda a zona rural da parte oeste dessa província, afirmou o OSDH em comunicado, no qual acrescentou que os combates persistem na aldeia Yadid Akidat, no leste de Deir ez Zor.
Na última semana, mais de 100 combatentes de ambos os grupos morreram nos combates em Deir ez Zor, onde dezenas de milhares de civis tiveram que abandonar suas casas por conta da violência.
Deir ez Zor é importante para o EIIL porque é vizinha da província iraquiana de Al-Anbar, um de seus pontos de resistência no Iraque, de onde pode receber reforços.
Os enfrentamentos entre o Frente al Nusra e o EIIL continuam apesar de o primeiro grupo ter anunciado no domingo passado que abandonaria a luta contra seu oponente para obedecer uma ordem do líder da Al Qaeda, Ayman al Zawahiri.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.