Guiné-Bissau fecha fronteiras com Guiné por causa do vírus ebola

  • Por Agencia EFE
  • 12/08/2014 15h22

Bissau, 12 ago (EFE).- O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, anunciou nesta terça-feira o fechamento da fronteira terrestre de seu país com a república vizinha de Guiné, onde começou o atual surto ebola que castiga a África Ocidental.

“Centenas de pessoas cruzam as fronteiras a cada dia procedentes de Guiné e, por isso, devemos tomar precauções eficazes antes que seja tarde”, declarou Pereira em entrevista coletiva.

O governo da Guiné-Bissau também criará centro de tratamento especiais em diversos pontos estratégicos do país, medida que visa responder essa ameaça de vírus diante da possível confirmação de um primeiro caso em seu território.

Além disso, as autoridades da república se comprometeram a solicitar aos Estados Unidos a vacina desenvolvida neste país e que possibilitou salvar dois médicos que contraíram o vírus do ebola na Libéria.

Entre as medidas anunciadas, as autoridades da Guiné-Bissau também devem enviar uma equipe de especialista a um dos países afetados pelo surto do vírus para “ter uma ideia de como se trata”.

Apesar de o vírus ter se propagado para outros países da região, Guiné-Bissau não registrou nenhum caso de ebola até o momento. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.