Hillary Clinton pede reformas sobre posse de armas e na abordagem ao racismo

  • Por Agencia EFE
  • 20/06/2015 17h25
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, discursa durante o última dia da Rio+20, no Riocentro, no Rio de Janeiro, RJ. (Rio de Janeiro, RJ, 22.06.2012. Foto de Wallace Teixeira/Fotoarena/Folhapress) Foto de Wallace Teixeira/Fotoarena/Folhapress Hillary Clinton auncia candidatura

A pré-candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, pediu neste sábado (20) reformas urgentes das leis que regulam a posse de armas e também para que o racismo seja abordado abertamente após o massacre que na quarta-feira custou a vida de nove pessoas em uma igreja da comunidade negra de Charleston (Carolina do Sul).

“Sei que podemos fazer reformas de bom senso sobre as armas, que as mantenham fora do alcance dos criminosos e dos violentos instáveis, com respeito aos donos de armas responsáveis”, defendeu Hillary hoje perante prefeitos de todo o país reunidos em uma conferência em San Francisco (Califórnia).

“Os custos são altos demais e não tenho nem terei medo de seguir lutando para ter leis de bom senso sobre as armas, em homenagem a todas as vítimas da violência sem sentido neste país”, acrescentou.

Hillary Clinton apoiou em 2013 uma iniciativa bipartidária que estabelecia um sistema de verificação de antecedentes para impedir que criminosos ou pessoas com problemas de saúde mental tivessem acesso às armas.

Esta medida, como outras propostas pelo governo de Barack Obama no mesmo sentido, nunca chegou a prosperar no Congresso.

“Não faz sentido que não possamos colocar-nos de acordo para manter as armas fora do alcance dos criminosos, dos doentes mentais e inclusive de pessoas que estão em uma lista por suspeitas de terrorismo”, comentou Hillary hoje.

O tiroteio que na quarta-feira deixou nove mortos em uma igreja da comunidade negra de Charleston, realizado por um jovem branco que confessou querer empreender uma “guerra racial”, devolveu ao centro do debate dois temas sociais sempre atuais nos Estados Unidos: o controle de armas e o racismo.

“Sei que é um tema difícil. Sei que muitos de nós pensamos que ao eleger o primeiro presidente negro tínhamos virado a página desse capítulo de nossa história. Sei que há verdades que não queremos dizer em alto nem falar com nossos filhos, mas temos que fazê-lo. É a única maneira de avançar juntos”, disse Hillary em referência ao tema racial.

Perante o mesmo público, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse na sexta-feira que seu país tem que ter “um sentido de urgência” para “mudar de atitude” em relação à posse de armas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.