Hillary declara vitória nas prévias dos EUA e cita conquista histórica

  • Por Estadão Conteúdo
  • 08/06/2016 08h35
PFX11. NUEVA YORK (EE.UU.), 07/06/2016.- La precandidata a la presidencia de EE.UU. por el partido Demócrata Hillary Clinton saluda a seguidores hoy, martes 7 de junio de 2016, al final de la Noche de elecciones primarias en Brooklyn, Nueva York (EE.UU.). Clinton se proclamó hoy vencedora de las primarias demócratas que se han disputado en los últimos meses en Estados Unidos como parte de la carrera electoral para llegar a la Casa Blanca. EFE/PETER FOLEY EFE/PETER FOLEY Hillary Clinton após noite de eleições primárias em Brooklyn

Destacando seu lugar na história, Hillary Clinton declarou vitória na noite de terça-feira em sua dura batalha para a nomeação presidencial democrata, tornando-se a primeira mulher a liderar um grande partido político norte-americano e lançando-se como beneficiária de gerações que lutaram pela igualdade.

Com 99% dos votos apurados, Hillary Clinton venceu seu rival Bernie Sanders nas primárias de Dakota do Sul com 51% dos votos contra 49% do senador por Vermont, de acordo com uma projeção Associated Press.

Para conseguir a indicação pelo Partido Democrata é necessário que a pré-candidata conquiste pelo menos 2.383 delegados. No início desta quarta-feira, ela já possuía 2.446, segundo a Associated Press. A contagem dos votos ainda continua nos seis estados que realizam prévias, incluindo a Califórnia, maior colégio eleitoral do país. Além de Califórnia, Nova Jersey e Dakota do Sul, também ocorreram prévias nos estados de Montana, Dakota do Norte e Novo México.

“Esta campanha certifica-se que não há limites, não há limites para qualquer um de nós”, disse a ex-secretária de Estado durante uma reunião no Brooklyn. “A vitória desta noite não é apenas de uma pessoa, ela pertence a uma geração de mulheres e homens que lutaram e se sacrificaram para que este momento fosse possível”, acrescentou.

Hillary enfrentará um desafio de duas frentes nos próximos dias. Ela deve apelar para aos partidários entusiastas de sua rival Bernie Sanders – que insiste que ele ainda tem um caminho estreito para a nomeação – e contrastar com o candidato republicano Donald Trump.

“Quero felicitar o senador Sanders por sua extraordinária campanha. Seu vigoroso debate a favor do aumento dos salários, da redução das desigualdades e por mais possibilidades de ascensão fizeram muito bem ao partido democrata e aos Estados Unidos. Acredito que somos mais fortes juntos e as apostas nesta eleição são altas”, declarou Hillary, afirmando que o republicano Donald Trump “não possui temperamento para ser presidente e comandante” dos EUA.

Hillary acrescentou ainda que “esta eleição não é sobre um republicano ou um democrata, é sobre quem administra este país: os interesses especiais ou as pessoas”, disse ela. Trump prometeu um importante discurso na próxima semana sobre Hillary e seu marido, o ex-presidente Bill

Clinton

A vitória de Clinton em Nova Jersey, veio um dia depois que ela garantiu os 2.383 delegados que ela precisava para se tornar a primeiro candidata mulher de um grande partido político, de acordo com uma contagem da Associated Press.

Sanders conseguiu uma vitória em Dakota do Norte. O senador por Vermont já anunciou diversas vezes que não pretende jogar a toalha antes da Convenção Nacional do partido em julho, na Filadélfia. Seus apoiadores defendem que ele lute até o fim e até mesmo desafie a indicação de Hillary, uma vez que os super delegados podem mudar de voto. Fonte: Associated Press.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.