Hollande homenageia o povo britânico perante a rainha Elizabeth II

  • Por Agencia EFE
  • 06/06/2014 19h17
  • BlueSky

Paris, 6 jun (EFE).- O presidente francês, François Hollande, prestou uma homenagem nesta sexta-feira à rainha da Inglaterra, sua família e ao povo britânico, lembrando as coincidências, mas também as rivalidades com a França, ressaltando que ambos países têm a paz como primeira responsabilidade internacional.

“A paz é nosso primeiro dever”, disse Hollande em um breve discurso no começo do jantar de gala que ofereceu no Palácio do Eliseu a Elizabeth II, antes de lembrar que “a Europa é o símbolo de nossa reconciliação”.

Além das diferenças de Paris e Londres sobre o futuro da União Europeia, o presidente francês ressaltou que uns e outros “têm responsabilidades particulares” na cena internacional enquanto membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e detentores da bomba atômica.

Hollande afirmou, além disso, que “franceses e britânicos são como gêmeos, surpreendidos por suas semelhanças, orgulhosos de suas diferenças, e unidos quando o fundamental está em jogo”.

O jantar em homenagem à rainha – que estava acompanhada por seu marido, o duque de Edimburgo – marcou o final dos atos oficiais da jornada de comemoração do 70º aniversário do desembarque de Normandia, que reuniu nessa região do noroeste da França líderes de 20 países.

A esse respeito, Hollande assegurou que “os franceses não esquecem que um dia a liberdade veio do outro lado do canal da Mancha” e lembrou as imagens dos pais de Elizabeth II em Londres durante a Segunda Guerra Mundial, “exemplares por sua coragem sob as bombas e entre as ruínas”.

Por sua vez, a rainha disse ter “uma grande afeição pelo povo francês”, que tem uma longa história de “amizade e rivalidade” com o britânico.

Elizabeth II concordou com Hollande que as duas nações “têm um papel particular” como “guardiães da paz e da segurança internacional”, e se referiu aos milhares de pessoas de um e outro país que “fizeram da Mancha não uma linha de separação, mas uma ponte de união”.

A rainha da Inglaterra finaliza sua visita de Estado à França – a quinta que realizou a este país – com um passeio amanhã pelo mercado das flores e dos pássaros de Paris, acompanhada por Hollande e da prefeita da cidade, Anne Hidalgo. EFE

ac/rsd

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.