Houthis acabam com subsídio a combustíveis em regiões controladas no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2015 13h00

Sana, 28 jul (EFE).- O movimento rebelde xiita dos houthis, que controla a capital e várias áreas do Iêmen, decidiu suprimir o subsídio aos combustíveis e liberar os preços, informou nesta terça-feira a agência de notícias oficial “Saba”.

A agência, sob controle houthi, anunciou que o Comitê Supremo Revolucionário – a mais alta instância executiva dos rebeldes – aprovou ontem à noite a decisão, que entrará em vigor em 15 de agosto.

Esse comitê estabeleceu que “os preços de venda dos combustíveis devem corresponder aos do mercado internacional, de acordo com a média dos valores de compra registrados durante o mês anterior”.

Além disso, a Saba assinalou que o setor privado será responsável por importar os produtos petrolíferos, assim como qualquer outra mercadoria.

Desta forma, os houthis buscam aliviar a pressão financeira sobre a administração que estabeleceram nas regiões do Iêmen controladas por eles, incluída a capital Sana.

Há anos os governos iemenitas subvencionam os combustíveis para manter os preços abaixo dos níveis do mercado.

Os houthis aproveitaram o descontentamento popular que a suspensão parcial desse subsídio provocou, em julho do ano passado, para realizar protestos em todo o país contra o presidente iemenita, Abd Rabbuh Mansur Al-Hadi.

Os rebeldes xiitas entraram em Sana em setembro e depois ampliaram seu controle para outras áreas, e enfrentam as forças leais ao presidente Hadi.

Sana e as províncias sob controle houthi encaram uma grave escassez de provisões básicas, incluídos combustíveis, o que fez os preços dos produtos dispararem.

Esta situação piorou com a intensificação da violência desde março, quando a coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita começou a campanha militar contra os houthis no Iêmen. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.