Humala apoia Hollande sobre necessidade de acelerar detalhes sobre COP21

  • Por Agencia EFE
  • 21/09/2015 16h00

Lima, 21 set (EFE).- O presidente do Peru, Ollanta Humala, expressou por videoconferência nesta segunda-feira seu apoio ao lider francês, François Hollande, sobre a necessidade de acelerar a negociação para se chegar a Paris, sede da Conferência do Clima (COP21), com os principais temas consolidados sobre o acordo global.

Em uma conversa que também contou com a participação do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e a chanceler alemã, Angela Merkel, Humala agradeceu a Hollande “pela franqueza para compartilhar sua visão sobre a importância do acordo e os passos a serem seguidos para alcançá-lo”, indicou uma nota de imprensa emitida pelo governo peruano.

Humala foi anfitrião da 20ª Conferência do Clima (COP20), realizada em Lima em dezembro de 2014, da qual surgiu um documento final que servirá como base dos debates de um novo protocolo em Paris.

O governante peruano disse compartilhar e apoiar as valorizações de seu colega francês na segunda comunicação feita para coordenar a agenda de uma reunião sobre a mudança climática no dia 27 de setembro, no marco de sua visita a Nova York.

Humala ressaltou que sua convicção como anfitrião da COP e de presidente de um país em desenvolvimento é conseguir um acordo balanceado para alcançar a meta de limitar o aquecimento global no futuro.

“Todos estes diálogos são valiosos para continuar a criar confiança e vontade política para conseguir o acordo, que será um sucesso de todos e para todos”, afirmou.

A COP21 será realizada de 30 de novembro a 11 de dezembro na capital francesa. A COP20 estaceleceu uma minuta do acordo que substituirá o atual protocolo de Kioto e analisou os compromissos de redução de emissões poluentes dos países com o objetivo de evitar que a temperatura global aumente em dois graus. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.