Hungria autoriza exército a vigiar fronteiras por crise migratória

  • Por Agencia EFE
  • 21/09/2015 15h21

Budapeste, 21 set (EFE).- O parlamento da Hungria aprovou nesta segunda-feira leis que permitem empregar o exército para apoiar o trabalho da polícia na vigilância das fronteiras durante a atual crise dos refugiados.

Os soldados poderão utilizar armas não letais e métodos coercitivos, checar a identidade e participar do controle fronteiriço, assim como bloquear estradas ou limitar o tráfego.

A lei autoriza os soldados a usarem material antidistúrbios, como balas de borracha e gás lacrimogêneo, mas só poderão utilizar armas de fogo se acharam que sua vida corre perigo.

Apesar da grande maioria que o governo conservador de Viktor Orbán tem no parlamento, precisou do apoio da extrema direita do Jobbik para conseguir os dois terços de votos necessários, enquanto a oposição de esquerda votou contra ou se absteve.

A lei também determina que o exército poderá ser mobilizado nas áreas em que o governo húngaro declarou estado de crise, atualmente em seis províncias na fronteira com Sérvia, Croácia e em parte com a Áustria.

Embora só agora o Legislativo tenha autorizado o uso do exército para vigiar a fronteira, os soldados estão há mais de uma semana patrulhando a cerca que a Hungria levantou em sua fronteira com a Sérvia, como comprovou a Agência Efe.

Outro aspecto da nova legislação autoriza a polícia a realizar, em parceria com os serviços de segurança nacionais, investigações no exterior relacionadas aos tráfico de pessoas e ao terrorismo.

Em 15 de setembro a Hungria aprovou uma lei que preve até três anos de prisão para quem atravessar ilegalmente a fronteira e de até cinco anos se estiver armado ou danificar as cercas.

No mesmo dia a Hungria fechou sua fronteira com a Sérvia, onde construiu uma cerca de arame para deter os imigrantes que optaram por seguir para a Áustria e a Alemanha através da Croácia e da Eslovênia.

Na fronteira com a Croácia, Hungria também subiu uma cerca e iniciou a construção de outra, ainda mais alta.

As autoridades húngaras interceptaram neste ano mais de 220 mil refugiados vindos de países em conflito do Oriente Médio.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.