Índia e China prometem quase US$1,5 bilhão em ajuda ao Nepal após terremotos

  • Por Reuters
  • 25/06/2015 11h31
EFE Nepal antes e depois

A Índia e a China prometeram nesta quinta-feira (25) cerca de 1,5 bilhão de dólares em ajuda para a reconstrução do Nepal, país muito pobre afetado recentemente por dois terremotos, numa estratégia para expandir sua influência na região e ajudar a nação vizinha a se recuperar.

Os terremotos, em 25 de abril e 12 de maio, mataram 8.832 pessoas, feriram mais de 22.000 e forçaram dezenas de milhares a ir para abrigos temporários. O governo do Nepal estimou o custo de recuperação em mais de 6,6 bilhões de dólares, o equivalente a um terço do seu Produto Interno Bruto.

A Índia ofereceu 1 bilhão de dólares. A ministra das Relações Exteriores indiana, Sushma Swaraj, disse em uma conferência de doadores que um quarto do valor irá sob a forma de ajuda financeira e não está relacionado com os compromissos já existentes de ajuda da Índia para o Nepal. O restante viria de empréstimos.

“Isso eleva a nossa assistência total ao Nepal ao longo dos próximos cinco anos a 2 bilhões de dólares”, disse. Desde que assumiu o cargo, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, tem cortejado o Nepal, entre os vizinhos menores da índia, pois é crescente o temor de que anos de negligência e de pequenas disputas do governo indiano com o país tenham propiciado à China uma oportunidade para fazer avanços.

“A relação entre a Índia e o Nepal é tão antiga quanto a própria história. Nós compartilhamos laços de cultura, religião, tradição, língua, literatura e mitologia”, disse Swaraj.

O ministro de Relações Exteriores chinês, Wang Yi, prometeu 483 milhões de dólares em ajuda para a reconstrução do Nepal, dizendo que a China quer concentrar-se no desenvolvimento sustentável da nação do Himalaia. Ele não especificou os termos do auxílio, mas a China no passado concedeu principalmente ajuda financeira.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.