Índia lança com sucesso míssil teleguiado com capacidade nuclear

  • Por Agencia EFE
  • 17/10/2014 04h14

Nova Délhi, 17 out (EFE).- A Índia realizou nesta sexta-feira, com sucesso, o lançamento do míssil teleguiado e com capacidade nuclear “Nirbhay”, que tem alcance de 700 quilômetros, informaram fontes da Organização para o Desenvolvimento e Pesquisa de Defesa (DRDO, na sigla em inglês).

O dispositivo foi lançado na manhã de hoje da Base Teste de Mísseis Integrados em Balasora, no estado de Orissa, no leste do país, alcançou uma altitude de 800 metros e voou durante uma hora, disseram fontes da DRDO à agência local “PTI”.

Trata-se do primeiro teste com sucesso do “Nirbhay” depois da tentativa fracassada realizada em março, quando a bomba desviou da trajetória prevista.

Os cientistas do DRDO compararam o “Nirbhay” com o míssil “Tomahawk” dos Estados Unidos.

A Índia intensificou o desenvolvimento de sistemas de defesa nos últimos anos em uma corrida armamentista com o seu vizinho, o Paquistão, que também possui armas nucleares, é um dos seus principais rivais na Ásia ao lado da China.

Recentemente, a Índia testou o lançamento do míssil supersônico de cruzeiro “BrahMos”, de fabricação conjunta com a Rússia e alcance de 290 quilômetros, um novo interceptador capaz de neutralizar dispositivos inimigos fora da atmosfera e o míssil terra-ar “Akash”, com capacidade nuclear.

Os indianos também realizaram testes com os mísseis “Agni VI e V”, com capacidade nuclear e alcances entre 4 mil e 5 mil quilômetros. Além disso, disse estar desenvolvendo o “Agni VI”, que será capaz de levar várias ogivas e efetuar ataques múltiplos. EFE jlr/lvl

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.