Internautas podem ajudar na busca do voo desaparecido da Malaysia Airlines

  • Por Agencia EFE
  • 12/03/2014 12h43

Washington, 12 mar (EFE).- A empresa americana de imagens por satélite DigitalGlobe permite que os internautas examinem uma das áreas do Golfo da Tailândia onde pode ter desaparecido o avião da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo.

Nos três dias em que a operação funciona dentro do portal de crowdsourcing (colaboração na análise de dados) “www.tomnod.com”, muitas pessoas se voluntariaram para poder examinar a área de mais de três mil quilômetros quadrados do Mar de China Meridional em direção à costa do Vietnã.

A DigitalGlobe decidiu reorientar alguns de seus satélites para fotografar a zona onde desapareceu o voo MH370, do quais as autoridades e 40 embarcações, além de 24 aviões de uma dezena de países, ainda não acharam rastros após cinco dias.

Os internautas podem examinar quadrantes com uma resolução de 50 centímetros por píxel na busca de restos do avião Boeing 777-200, marcando o que acreditam que possa ser uma pista para que outros os analisem.

Desde que esta iniciativa começou, os participantes puseram cerca de 400 mil marcas apontando o que acham que podem ser restos deixados pelo avião.

A companhia deve ir acrescentando novos quadrantes da zona de busca e transmitir às autoridades qualquer sinal relevante de maneira imediata.

Segundo os investigadores malaios, o avião pode ter mudado de rumo 50 minutos após decolar de Kuala Lumpur e se dirigir rumo ao sudoeste até desaparecer sobre a península de Malaca, muito mais longe do local onde desde o começo a busca tinha sido centrada. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.