Irã e G5+1 estabelecem agenda para continuar negociações em março
Viena, 20 fev (EFE).- Os países do G5+1 (EUA, China, Reino Unido, França, Rússia e Alemanha) e o Irã estabeleceram nesta quinta-feira em Viena um plano de trabalho para continuar as negociações nos próximos meses de um acordo para garantir que o programa nuclear iraniano é pacífico, anunciou a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, que afirmou que o próximo encontro será no dia 17 de março.
“Tivemos três dias muito produtivos, durante os quais identificamos todos os assuntos que temos que abordar para conseguir um acordo completo e final”, declarou Catherine em entrevista coletiva com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Yavad Zarif.
A representante europeia advertiu que chegar a um acordo não será fácil, mas que os três dias da negociação que terminam hoje em Viena foram “um bom começo” e que ela e Zarif voltarão a se encontrar no dia 17 de março na capital austríaca.
Catherine Ashton garantiu que, além da discussão política, foi iniciado um grupo de trabalho técnico e estabelecido um calendário de reuniões “para os próximos quatro meses”. A chefe da diplomacia europeia se referiu a esse calendário como um “marco de trabalho para continuar as deliberações”.
Antes do encontro de alto nível de 17 de março, os especialistas técnicos se reunirão no início de março para preparar os detalhes da negociação. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.