Irã envia documentos à AIEA para esclarecer os fins de seu programa nuclear

  • Por Agencia EFE
  • 15/08/2015 13h59
Reprodução Programa Nuclear Irã

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou que o Irã lhe entregou neste sábado (15) a documentação para esclarecer seu programa nuclear.

Em comunicado, a AIEA disse que o Irã deu a documentação relativa aos “assuntos pendentes passados e presentes” desse programa, em referência a suas possíveis dimensões militares.

A entrega de informação ocorre no marco do roteiro estipulado entre o supervisor nuclear e Teerã em julho, apresentada simultaneamente com o acordo nuclear entre Irã e o grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha).

Esse plano de trabalho inclui uma série de medidas entre a AIEA e o Irã dos quais esta troca de documentos é o primeiro.

Durante o próximo mês, o organismo nuclear revisará a informação recebida e perguntará ao Irã a respeito.

Após isso, prosseguirão reuniões em nível de analistas para que a AIEA possa emitir uma decisão definitiva antes do fim deste ano sobre a natureza do programa nuclear iraniano.

Em 14 de julho, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e o Irã assinaram um plano de trabalho cujo objetivo é poder certificar antes de fim de ano se o programa nuclear iraniano tem ou não alvos militares.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.