Irã fecha jornal que publicou foto de Clooney defendendo “Charlie Hebdo”

  • Por Agencia EFE
  • 17/01/2015 15h50

Teerã, 17 jan (EFE).- A Junta Supervisora de Imprensa do Irã ordenou neste sábado o fechamento do jornal “Mardome Emruz” por ter publicado em sua primeira página uma foto do ator americano George Clooney na qual ele dizia “eu também sou Charlie”.

O vice-ministro de Cultura Iraniana para Assuntos de Imprensa, Hossein Entezami, disse que na semana passada o jornal já tinha sido advertido por publicar uma foto e uma manchete sobre o semanário de humor francês “Charlie Hebdo”, alvo de um atentado jihadista no qual morreram doze pessoas.

O “Mardome Emruz” começou a ser publicado no Irã em 15 de dezembro de 2014.

Desde que o presidente iraniano, Hassan Rohani, chegou ao poder, em agosto de 2013, foram fechados vários jornais, entre eles os reformistas “Bahar” e “Aseman”, proibidos por terem publicado artigos considerados ofensivos contra o islamismo. O “Ebtekar” foi fechado mas uma semana depois voltou a circular.

Durante sua campanha, Rohani prometeu aumentar a liberdade de imprensa no país. Dos jornais conservadores, o “9 Dey”, crítico ao governo, foi fechado em meados de março do ano passado e voltou a ser publicado um mês depois.

As restrições à imprensa abriram um enfrentamento entre os setores conservadores e os partidários do moderado Rohani, que se acusam mutuamente de fechar meios de comunicação.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.