Itamaraty elogia decisão de Maduro de convocar eleições legislativas

  • Por Agência Brasil
  • 23/06/2015 16h51

Nicolás Maduro EFE Nicolás Maduro

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta terça-feira (23) que o Brasil “recebeu com satisfação” o anúncio da presidente do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Tibisay Lucena, que definiu o calendário eleitoral no país e marcou as eleições para a Assembleia Nacional para o dia 6 de dezembro.

“O governo brasileiro saúda particularmente a confirmação do convite oficial para que missão de observação da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) acompanhe o processo eleitoral ao longo do período que culminará com o pleito do dia 6 de dezembro”, destacou o Itamaraty, em nota.

A convocação de eleições legislativas era uma das cobranças da Unasul ao governo de Nicolás Maduro como uma das medidas na busca de solução pacífica para a crise política na Venezuela. A marcação da data das eleições parlamentares era uma exigência da oposição venezuelana, entre políticos e dezenas de estudantes, que chegaram a fazer greve de fome.

Ontem (22), o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela definiu também as datas de encerramento do registro eleitoral (8 de julho) e de apresentação dos candidatos (de 3 a 7 de agosto. A campanha eleitoral ocorrerá entre 13 de novembro e 3 de dezembro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.