Japão doa ao Peru equipamentos para prevenir desastres naturais

  • Por Agencia EFE
  • 25/02/2014 19h23

Lima, 25 fev (EFE).- O governo do Japão doou nesta terça-feira ao Peru equipamentos para a prevenção de desastres naturais avaliados em US$ 7 milhões, informaram fontes oficiais.

O acordo de doação foi assinado entre o representante residente da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) em Lima, Noriji Sakakura, e o chefe do Instituto Nacional de Defesa Civil do Peru (Indeci), Alfredo Murgueytio.

A doação permitirá ao Indeci implementar um sistema de monitoração e alerta antecipado orientado à detecção de tsunamis, por meio do uso da tecnologia de televisão digital, acrescentou a nota oficial.

Murgueytio expressou o agradecimento do governo peruano à cooperação japonesa já que, segundo disse, a doação permitirá “salvar vidas” e preservar o patrimônio das pessoas e do Estado.

“Esperamos que este moderno sistema de monitoração se implemente no prazo mais breve possível”, declarou.

O sistema de alarme antecipado, indicou, não será empregado apenas para os casos de tsunamis, mas também para problemas em lagoas e vulcões.

Sakakura manifestou, por sua parte, sua satisfação pela assinatura do acordo que “tem como propósito reduzir a vulnerabilidade do Peru em caso de desastres” e sustentou que a implementação do sistema beneficiará 10 milhões pessoas.

O governo do Japão, através da JICA, doou anteriormente ao Peru veículos para monitorar avalanches, deslizamentos e inundações, assim como equipamentos de cômputo e a implementação de sistemas de alarme antecipado para preparar a população para enfrentar os desastres naturais.

Além de possuir uma geografia agreste e um território que compreende costa, serra e floresta amazônica, o Peru fica no chamado Cinturão de fogo do Pacífico, uma zona na qual ocorre 85% da atividade sísmica mundial. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.