Japão prepara primeira visita de um chanceler japonês a Cuba

  • Por Agencia EFE
  • 26/03/2015 06h13

Tóquio, 26 mar (EFE).- O governo do Japão está preparando uma visita de seu ministro das Relações Exteriores, Fumio Kishida, a Cuba para o final de abril, o que representaria a primeira viagem de um chanceler japonês ao país caribenho, informou nesta quinta-feira a emissora pública “NHK”.

Embora o Ministério das Relações Exteriores não tenha confirmado esta informação de maneira oficial à Agência Efe, uma fonte próxima ao assunto disse à “NHK” que Kishida viajará à ilha aproveitando sua visita a Nova York para participar da conferência de revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) que acontecerá no final de abril.

Durante a visita a Havana se planeja que Kishida se reúna com o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, e com outros representantes do governo da ilha para estreitar os laços entre os países.

A visita acontecerá no momento em que os Estados Unidos, principal aliado de Tóquio, estão buscando normalizar suas relações diplomáticas com Havana.

De fato, no marco da viagem de Kishida a Nova York está previsto que ele e o titular japonês de Defesa, Gen Nakatani, se reúnam com seus pares americanos, John Kerry e Ashton Carter.

Se a situação entre Havana e Washington for normalizada, Cuba desponta para Tóquio como um destino ideal para grandes investimentos japoneses em setores como infraestruturas e o desenvolvimento de recursos minerais.

Japão e Cuba mantêm relações diplomáticas desde 1929. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.