Juan Carlos I não irá a proclamação de Felipe como novo rei da Espanha

  • Por Agencia EFE
  • 12/06/2014 14h12

Madri, 12 jun (EFE).- Juan Carlos I não estará presente na cerimônia de proclamação de seu filho, o príncipe Felipe, como novo rei da Espanha, prevista para 19 de junho, para dar ao próximo monarca o “máximo protagonismo”, anunciou nesta quinta-feira a Casa do Rei.

O rei Juan Carlos, no entanto, estará presente na sacada do Palácio do Oriente, onde o já proclamado rei Felipe VI e sua esposa, que também já terá sido coroada rainha Letizia, cumprimentarão o público.

Os atos de abdicação do rei Juan Carlos, previsto para 18 de junho, e de proclamação de Felipe VI foram preparados pela Casa Real, de acordo com a “solenidade e dignidade que requer eventos históricos, aliado aos critérios de austeridade que recomendam os tempos que correm”.

Um porta-voz da Casa Real disse que não se esqueceu “a decisão de realizar a proclamação do novo Rei com os cidadãos que queiram assistir os atos nas ruas ou praças de Madri, que serão adornadas para a ocasião”.

A Casa do Rei informou além disso que Juan Carlos I receberá seu filho em um ato realizado antes da proclamação, em sua residência no Palácio da Zarzuela, onde passará para seu filho a faixa de capitão geral dos Exércitos.

A proclamação acontecerá no Congresso, onde os futuros reis estarão acompanhados de suas duas filhas, as infantas Leonor e Sofia.

Além disso, participarão da cerimônia a mãe do futuro rei, a rainha Sofia, e a irmã de Felipe, a infanta Elena, assim como as infantas Pilar e Margarida, irmãs de Juan Carlos I.

A infanta Cristina, afastada das atividades oficiais da família real desde novembro de 2011 em função da acusação que pesa sob seu marido, Iñaki Urdangarin, não estará presentes nos atos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.