Kerry elogia participação da Síria na conferência “Genebra 2”

  • Por Agencia EFE
  • 18/01/2014 21h26

Washington, 18 jan (EFE).- O Secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, elogiou neste sábado (18) a “valente” decisão da Coalizão Nacional Síria de participar da conferência de paz “Genebra 2”, que procura uma saída negociada para o conflito sírio e será realizada no próximo dia 22 na cidade suíça de Montreux.

Em comunicado, Kerry disse que o voto que acerta a participação deste heterogêneo grupo de opositores ao regime de Bashar al Assad vai “ao encontro do interesse de todo o povo sírio que sofreu a horrível brutalidade do regime de Al-Assad nesta guerra civil sem fim”.

“A oposição escolheu o caminho que ultimamente levará a um futuro melhor para todos os sírios”, assegurou Kerry.

A coalizão, nascida em 2012, é a principal interlocutora da oposição moderada síria com os Estados Unidos, mas os laços entre ambos se deterioraram depois que Washington decidiu no último momento não atacar o regime de Damasco por utilizar armas químicas sobre população civil.

Dos 120 membros da Coalizão, que desde sua fundação no final de 2012 tenta representar um amplo leque de grupos opositores ao regime do presidente sírio, Bashar al Assad, só votaram neste sábado 75.

Além disso, a oposição critica que o regime de Assad não se atenha a exigências prévias para começar as negociações de paz e duvida também que cumpra com os compromissos adotados.

Kerry, que participará da conferência de paz, assegurou que os EUA continuarão apoiando a oposição em uma “transição política” na qual um Governo provisório tenha autoridade sobre as forças armadas e a segurança.

O chefe da diplomacia americana pediu também o fim do uso por parte do regime de Damasco de armas contra civis, que se facilite o acesso humanitário e se liberte presos e jornalistas.

EUA e França pressionaram para que a oposição síria participe das conversas que acontecem na Suíça com a presença da Rússia, aliada do regime de Assad. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.