Kerry mostra inquietação a Abbas com papel do Hamas no novo governo palestino
Washington, 1 jun (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, telefonou neste domingo ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, para expressar sua preocupação com o papel da facção islamita Hamas no novo governo de unidade palestino, que tomará posse esta segunda-feira.
“O secretário de Estado expressou preocupação com o papel do Hamas no governo e a importância de que o novo governo se comprometa com os princípios de não violência, reconhecimento do Estado de Israel e aceitação de acordos prévios com o mesmo”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.
“O presidente Abbas assegurou ao secretário de Estado que o novo governo estará comprometido com esses princípios”, acrescentou Psaki em comunicado.
Kerry disse a Abbas que “os Estados Unidos supervisionarão de perto a situação e julgarão qualquer governo se baseando em sua composição, suas políticas e suas ações”, concluiu Psaki.
A ligação coincidiu com rumores publicados no jornal jordaniano “Al-Arab al-Yawm” que Kerry deve viajar na quarta-feira à Jordânia para se reunir com Abbas, fato que o Departamento de Estado americano não confirmou. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.