Kim Jong-un fotografa primeiras mulheres pilotos de caça norte-coreanas

  • Por Agencia EFE
  • 28/11/2014 03h28

Seul, 28 nov (EFE).- O líder Kim Jong-un supervisionou um exercício de voo das primeiras mulheres pilotos de aviões de combate da Coreia do Norte e, inclusive, tirou fotografias delas, segundo imagens divulgadas nesta sexta-feira pela imprensa estatal do regime comunista.

As imagens mostram um sorridente Kim na pista de aterrissagem, cumprimentando e parabenizando as pilotos e tirando fotos delas com sua própria câmera, além de duas mulheres jovens que posam em frente aos caças condecoradas para a ocasião com as típicas coroas de flores coreanas.

“Estou muito contente e satisfeito de ver que surgem excelentes pilotos mulheres e que são capazes de voar sozinhas poucos meses depois que eu dei as instruções para treiná-las”, afirmou Kim Jong-un em declarações divulgadas pela agência estatal “KCNA”.

O meio de comunicação estatal relatou que as duas pilotos realizaram com sucesso suas manobras de decolagem e aterrissagem em uma primeira missão de treinamento que aconteceu sob a supervisão do “líder supremo” do Estado totalitário.

Como é habitual, a agência não revelou quando e onde ocorreu o exercício aéreo. No entanto, especialistas sul-coreanos indicaram que o fato aconteceu nesta semana – provavelmente na quinta-feira – no aeroporto internacional de Sunan, na capital Pyongyang, o principal do país.

Os aviões que foram pilotados pelas jovens parecem ser caças Mig-15s, um modelo que era fabricado décadas atrás na antiga União Soviética.

A Coreia do Norte instaurou em 1993 uma unidade feminina na força aérea do Exército Popular, mas as pilotos só tinham utilizado até agora antigos aviões de hélice, não habilitados para o combate. EFE

aaf/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.