Líbano apresenta três queixas perante a ONU contra Israel

  • Por Agencia EFE
  • 17/05/2014 11h36

Beirute, 17 mai (EFE).- O ministro libanês de Relações Exteriores, Gebrán Basil, ordenou neste sábado ao chefe da missão permanente de seu país perante Nações Unidas, Nawaf Salam, que apresente ao Conselho de Segurança três queixas urgentes contra Israel por violação da soberania nacional e da resolução 1701 da ONU.

Segundo informou a Agência Nacional de Notícias (ANN), a primeira queixa está relacionada com uma violação em 11 de maio, quando soldados israelenses cruzaram a “linha azul”, arrancaram árvores desde as raízes e retiraram blocos de cimento postos pelo Exército libanês na área fronteiriça de Al Labuneh.

A “linha azul” foi marcada pelas Nações Unidas para certificar a retirada israelense do sul do Líbano, em maio de 2000, após 22 anos de ocupação.

O segunda protesto está relacionado com uma violação em 9 de maio, quando soldados israelenses trataram supostamente de sequestrar três libaneses na região de Chebaa, enquanto a última se deve ao fato da Marinha israelense ter violado as águas territoriais libanesas em 1 de maio.

Apesar de Israel ter se retirado do sul do Líbano, sua aviação continua violando diariamente o espaço aéreo libanês e ocupando até algumas parcelas territoriais, em violação da resolução 1701 da ONU, que pôs fim à guerra que teve com o Hezbollah em 2006. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.