Líder do Hezbollah aparece em público em ato no sul de Beirute

  • Por Agencia EFE
  • 25/07/2014 13h43

Beirute, 25 jul (EFE).- O líder do grupo xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, apareceu nesta sexta-feira em público durante um ato de centenas de seus partidários por ocasião do chamado Dia de Al Quds (Jerusalém), celebrado nos bairros do sul de Beirute.

Nasrallah dificilmente comparece neste tipo de concentrações por motivos de segurança, e costuma dar seus discursos por videoconferência.

Durante sua alocução, o líder condenou a atual ofensiva israelense em Gaza e felicitou os combatentes do Hamas, assim como os próprios do Hezbollah que enfrentaram Israel em 2006.

O ato aconteceu em um salão do Dahia, uma zona do sul de Beirute considerada reduto do Hezbollah.

A aparição de Nasrallah foi festejada com disparos ao ar em vários bairros da capital libanesa.

A última vez que o líder foi visto em havia sido em novembro de 2013, quando apareceu dois dias seguidos em cerimônias por ocasião da festividade da Ashura.

O Dia de Al Quds é celebrado desde 1979, quando o líder da revolução islâmica, o aiatolá Ruhollah Khomeini, após chegar ao poder declarou que este dia de celebração coincida com a última sexta-feira do mês do Ramadã.

No Irã, centenas de milhares de pessoas tomaram hoje as ruas ao grito de “Morte a Israel!”, e mostraram seu apoio ao povo palestino frente à ofensiva israelense em Gaza.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.