Liga Árabe aplaude eleição de Essebsi à presidência da Tunísia

  • Por Agencia EFE
  • 23/12/2014 11h10

Cairo, 23 dez (EFE).- O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Araby, mostrou nesta terça-feira sua satisfação com a eleição do candidato laico Beji Caid Essebsi à presidência da Tunísia, no segundo turno da eleição realizada domingo.

Al Arabi felicitou Essebsi e o povo tunisiano por “esta importante conquista, já que esta eleição refletiu a livre vontade dos tunisianos e mostrou a grande confiança e a valorização que sentem pelo chefe de Estado eleito”.

Nesse sentido, ressaltou “a decisão da organização pan-árabe de colaborar totalmente com o governo eleito e dar todo o respaldo à Tunísia para garantir a democracia e as instituições do Estado”.

Por último, Al Arabi assinalou que está disposto a ajudar para que sejam alcançadas “as aspirações do povo tunisiano, que acendeu a primeira faísca da Primavera Árabe”.

Aos 89 anos, Essebsi é o primeiro presidente eleito da II República da Tunísia, iniciada com a promulgação da nova Carta Magna, em 27 de janeiro de 2013.

Esta eleição pôs fim a um longo processo de transição iniciado em 2011, durante a chamada Primavera Árabe, com a queda do ditador Zin ao Abidin Ben Ali e que teve um desenvolvimento exemplar para o resto do mundo árabe. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.