Likud lidera eleições em Israel com 94% das urnas apuradas

  • Por Agencia EFE
  • 18/03/2015 00h10

(Atualiza com novos números da apuração).

Jerusalém, 18 mar (EFE).- Os resultados parciais das eleições parlamentares desta terça-feira em Israel dão uma vantagem de seis cadeiras para o partido Likud, do atual primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, sobre a União Sionista, a coalizão de centro-esquerda, com 94% das urnas apuradas.

Os resultados parciais indicam que o Likud obteria 30 cadeiras, enquanto a União Sionista ficaria com 24, informou a Comissão Eleitoral.

A apuração contrasta até agora com as três pesquisas de boca de urna realizadas pelas emissoras de televisão do país, que apontam um empate técnico em 27 cadeiras, ou uma ligeira vantagem do Likud, de 28 sobre 27.

Além disso, os resultados indicam que a Lista Árabe Conjunta conseguiria 13 cadeiras, duas a mais que o partido de centro, Yesh Atid.

O Kulanu, de centro-direita, viria logo depois, com dez, enquanto o ultranacionalista Lar Judaico ficaria com oito, uma a mais que o ultraortodoxo sefaradita Shas.

Já os ultraortodoxos ashkenazis do Judaísmo Unido da Torá conseguiriam sete cadeiras, uma a mais que os ultranacionalistas do Yisrael Beiteinu, que aparecem na frente do partido pacifista Meretz, que fecha a lista com quatro cadeiras.

Devido à grande fragmentação do Knesset, o parlamento israelense, que tem um total de 120 cadeiras, para formar o governo é necessário o apoio de pelo menos 61 deputados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.