Londres investiga dossiê com denúncias de abusos infantis por deputados

  • Por Agencia EFE
  • 06/07/2014 12h35

Londres, 6 jul (EFE).- O governo do Reino Unido confirmou neste domingo que investigará o conteúdo do dossiê com alegações de abusos sexuais infantis por deputados, entregue ao Ministério do Interior nos anos 80.

O secretário permanente desse Ministério, Mark Sedwill, informou ontem ao parlamento que 114 expedientes desse dossiê “foram destruídos, perdidos ou desapareceram”, apesar de outros 527 terem sido analisados ano passado por um investigador do governo.

Após receber pressões do Partido Trabalhista, de Ed Miliband, na oposição, o primeiro-ministro, David Cameron, autorizou a revisão dessa investigação, realizada em 2013, que respaldou a atuação do governo de Margaret Thatcher.

Cameron se recusou a apoiar uma investigação judicial independente sobre esses supostos abusos a menores, que teriam sido cometidos por parlamentares britânicos entre 1979 e 1999.

A investigação do ano passado foi iniciada depois de o deputado trabalhista Tom Watson denunciar possíveis casos de pedofilia de deputados décadas atrás.

Sedwill disse ontem à Comissão de Interior da Câmara dos Comuns que designará uma autoridade legal competente para examinar a investigação de 2013 e determinar o que ocorreu com o dossiê, que foi entregue em 1983 ao então ministro do Interior, Leon Brittan, na era Thatcher.

O “Independent Sunday” publicou hoje que Brittan, que garante ter transmitido na época os aspectos relevantes do relatório à polícia, foi interrogado ano passado pela Scotland Yard em uma acusação de estupro de uma jovem de 19 anos em 1967, antes de ser deputado.

Cameron pediu a Sidwell que faça “todo o possível” para estabelecer o que aconteceu com o dossiê entregue em 1983 a Brittan pelo deputado conservador Geoffrey Dickens, já falecido.

Sidwell prometeu “total cooperação” em uma eventual investigação policial.

Em declarações feitas hoje ao “Andrew Marr Show” da “BBC”1, o ex-ministro conservador Norman Tebbit admitiu que “é muito possível que tenha havido acobertamento” nos anos 80 pelo governo caso tenham sido detectadas atividades ilícitas de deputados, pois “é o que se fazia na época para proteger o sistema”.

O assunto dos abusos infantis por personalidades é um tema que está nas manchetes britânicas depois de surgir uma série de acusações contra apresentadores de televisão e outros famosos que culminaram em várias condenações.

Um dos casos mais escandalosos foi o do já falecido apresentador da “BBC” Jimmy Savile. Depois de sua morte foi revelado que ele tinha abusado de centenas de vítimas durante décadas se aproveitando da fama.

E esta semana foi condenado a quase seis anos de prisão o apresentador de televisão Rolf Harris, referência no Reino Unido e na Austrália durante anos, por abusar sexualmente de meninas e mulheres jovens. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.