López diz que “qualquer atentado” contra ele terá sido cometido por Maduro

  • Por EFE
  • 16/09/2015 11h35
Leopoldo López EFE Leopoldo López

O político opositor venezuelano Leopoldo López, condenado a quase 14 anos de prisão na quinta-feira passada, responsabilizou o presidente de seu país, Nicolás Maduro, de “qualquer atentado” que ele possa sofrer na prisão.

“Alerto à Venezuela e ao mundo que qualquer atentado contra minha integridade pessoal é de responsabilidade de Nicolás Maduro e seus capangas!”, disse em mensagem publicada em sua conta no Twitter.

López, que está preso desde fevereiro de 2014 em um presídio militar, pediu a “todos” os venezuelanos para irem às ruas no próximo sábado e participarem de uma passeata convocada por sua família e a aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD). Ele ressaltou que a mobilização deve ser realizada “de forma pacífica e democrática”.

“Vamos dar um testemunho de luta. A mudança vem e nada a detém!”, escreveu na rede social.

Leopoldo López foi condenado a “13 anos, 9 meses, 7 dias e 12 horas de prisão”, a maior condenação existente para os delitos de instigação pública, formação de quadrilha, danos à propriedade e incêndio. Os crimes dos que foi considerado culpado estão relacionados aos fatos violentos registrados no final de uma manifestação convocada, entre outros, por ele, em 12 de fevereiro de 2014.

No mesmo dia da condenação, seus advogados de defesa anunciaram que apelariam da sentença, que gerou críticas e ao mesmo tempo solidariedade a López e a sua família de vários governos, ex-presidentes, ONGs e artistas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.