Mahmoud Abbas anunciará amanhã o novo governo palestino

  • Por Agencia EFE
  • 28/05/2014 17h14

Gaza, 28 mai (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, anunciará amanhã a formação do governo de união nacional, informou nesta quarta-feira um funcionário do movimento islamita Hamas.

“Na quinta-feira, o chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, dará um discurso em Gaza e depois o presidente Abbas declarará de Ramala a formação do governo interino de unidade”, afirmou Moussa Abu Marzuq, um dos principais dirigentes do Hamas.

O funcionário islamita acrescentou em entrevista à agência de notícias local “Al-Rai” que as duas partes fecharão a lista de ministros nas próximas horas, inclusive as pastas de Interior e Exterior.

O novo Executivo estará dirigido pelo atual presidente do governo de Ramala, Rami Hamdala, que será também o ministro do Interior e portanto responsável das forças de segurança.

“Estamos trabalhando nas regras necessárias e nos preparativos para o anúncio em Gaza e Ramala do novo governo de unidade”, especificou.

Em um ato em Ramala, Abbas declarou por sua parte que o objetivo do novo Executivo será a convocação de eleições no prazo de seis meses estipulado pelas partes no último mês de abril, ao iniciar o processo de reconciliação nacional.

O Hamas e o movimento Fatah do presidente palestino estavam enfrentados desde que em 2007 os islamitas pegaram em armas contra a autoridade de Abbas e expulsaram da faixa mediterrânea as forças da Autoridade Nacional Palestina.

“O novo governo inclui ministros tecnocratas que não representam nenhum partido político, nem o Hamas, nem o Fatah, nem nenhuma outra facção”, disse Abbas a um grupo de ativistas pacifistas israelenses que recebeu em sua residência da Muqata. EFE