Mais de 1,5 mil imigrantes são resgatados em águas do Mediterrâneo

  • Por Agencia EFE
  • 10/08/2015 14h38

Roma, 10 ago (EFE).- Um total de 1.552 imigrantes foram resgatados nesta segunda-feira em águas do Mediterrâneo quando tentavam chegar à Itália procedentes do litoral norte-africano, informou nesta segunda-feura a Guarda Costeira italiana.

Segundo um comunicado desse corpo, estas pessoas foram socorridas em sete operações diante do litoral da Líbia, desde onde parte a maioria de imigrantes com o objetivo de chegar à Itália como porta de entrada para Europa.

Os imigrantes resgatados viajavam a bordo de sete embarcações.

Em uma das operações foram socorridas 775 pessoas, delas 196 mulheres e 40 menores.

No dispositivo -coordenado pela Central Operacional da Guarda-Costeira no Ministério das Infraestruturas e Transportes, em Roma- participaram embarcações do programa de vigilância marítima comunitária Triton.

A Marina Militar italiana divulgou imagens de algumas das operações nas quais é possível ver barcos com centenas de imigrantes amontoados a bordo, que foram resgatados pelas equipes de resgate após as mesmas lançarem coletes salva-vidas.

Nelas, também é possível ver que alguns dos resgatados são crianças.

A Itália registra a chegada de uma onda de imigrantes procedentes do norte da África, que veem o país como porta de entrada a outros países da Europa.

A Organização Internacional de Migrações (OIM) estima que neste ano morreram 2 mil pessoas tentando atravessar o Mediterrâneo. EFE

gsm/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.