Mais de 30 mil soldados participarão de manobras em 3 países europeus

  • Por Agencia EFE
  • 21/05/2015 15h44

Bruxelas, 21 mai (EFE).- Entre 30 mil e 35 mil soldados da Otan procedentes de 33 países participarão no próximo outono (Hemisfério Norte) em um exercício de tropas que acontecerá na Espanha, Itália e Portugal, segundo os últimos números confirmados nesta quinta-feira pelo comandante supremo de Transformação da Otan, o francês Jean-Paul Paloméros.

Paloméros explicou na entrevista coletiva posterior à reunião de dois dias do comitê militar aliado em formato dos chefes do Estado-Maior, que o exercício terá grande “visibilidade” e “credibilidade”.

Além disso, nestas manobras participarão 15 organizações internacionais e ONGs, acrescentou Paloméros, que destacou que o realismo deste tipo de exercícios “melhorou drasticamente”.

Este exercício de adestramento por parte da Otan será realizado entre outubro e o início de novembro e ele incluirá o maior desdobramento de forças navais, aéreas e terrestres na Europa desde 1944.

Entre outros objetivos, é preciso testar as capacidades da Força de Resposta da Otan para 2016, ano no qual a Espanha terá a seu cargo o componente terrestre destas equipes de reação rápida da Aliança.

A Força de Resposta da Otan é um elemento central da estratégia aliada para os próximos anos, nos quais passará a ser uma organização militar com milhares de homens desdobrados no Afeganistão que esteja pronta para responder rapidamente a possíveis crises. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.