Malásia desmente que avião tenha voado durante horas após desaparecimento

  • Por Agencia EFE
  • 13/03/2014 08h23

Kuala Lumpur, 13 mar (EFE).- O ministro da Defesa e titular interino de Transporte da Malásia, Hishamudin Hussein, disse nesta quinta-feira que a informação de que o avião da Malaysia Airlines que desapareceu no sábado com 239 pessoas a bordo voou durante várias horas desde que o radar perdeu contato com o aparelho é incorreta.

Investigadores americanos disseram ao jornal “Wall Street Journal” que, segundo os dados enviados automaticamente pelo motor do Boeing 777-200 ao fabricante Rolls-Royce, o MH370 pode ter voado por cerca de quatro horas.

Hishamudin ressaltou que Malaysia Airlines e Rolls-Royce trabalham juntos na leitura desses dados.

Segundo a informação do jornal, o fabricante do motor recebe automaticamente os dados de altura e velocidade dos aparelhos como parte do acordos de manutenção com a companhia aérea.

A leitura das referências do MH370 permitiu avaliar que voou por quatro horas desde seu desaparecimento nos radares da Malásia, e que esse espaço de tempo permitia percorrer até 2.200 milhas náuticas e chegar até pontos como o oceano Índico, a fronteira com o Paquistão ou o mar Arábico, acrescentou o “Wall Street Journal”.

O Boeing 777-200 decolou de Kuala Lumpur às 00h41 (hora local, 13h41 de sexta-feira) e tinha previsto aterrissar em Pequim seis horas mais tarde. Seu sinal no radar da Malásia foi perdido uma hora depois da decolagem.

Hishamudin Hussein afirmou que o avião tinha passado por todas as revisões e que a última aconteceu em 23 de fevereiro de 2014.

O Boeing 777-200 levava combustível para 7,5 horas de voo e transportava 227 passageiros 12 tripulantes.

As operações de busca e resgate, que contam com 43 navios e 40 aviões de mais de uma dúzia de nações, não encontraram até o momento nenhum sinal do aparelho.

A principal busca está sendo realizada no mar da China Meridional e depois na península de Malaca e no mar de Andaman. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.