Malásia pede padrões para transmissão de informações de voos em tempo real

  • Por Agencia EFE
  • 01/04/2014 12h44

Genebra, 1 abr (EFE).- O governo da Malásia pediu à União Internacional de Telecomunicações (UIT), uma agência técnica da Organização das Nações Unidas, que desenvolva novos padrões – baseados em tecnologia de ponta – que permitam a transmissão da informação dos voos em tempo real.

Isso tornaria possível recuperar e analisar os dados das caixas-pretas sem necessidade de encontrar esses artefatos após um acidente aéreo.

O pedido foi formulado pelo ministro de Comunicações da Malásia, Ahmad Shabery, em uma conferência mundial da UIT em Dubai, informou hoje esse organismo desde sua sede em Genebra.

“Peço à UIT que trabalhe com a indústria no desenvolvimento de um método melhor para vigiar de forma consistente a informação dos voos e o que está passando na cabine de comando”, declarou, mais de três semanas depois do desaparecimento do avião da Malaysia Airlines com 239 passageiros a bordo.

Em resposta, o diretor do Escritório de Padronização da UIT, Malcolm Johnson, anunciou que sua entidade convidará os fabricantes de aviões e de seus sistemas eletrônicos, assim como os operadores de satélites e as companhias aéreas a trabalhar nos novos padrões para rastrear aviões em tempo real”.

O ministro Shabery considerou que uma “simples mudança” tecnológica desse tipo teria levado “a um resultado diferente” nas investigações sobre o destino do avião que fazia a rota Kuala Lumpur-Pequim.

O ministro ressaltou que “a história das caixas-pretas continuou inalterada nos últimos 30 anos”, apesar de que as tecnologias da comunicação evoluíram notavelmente nos últimos cinco.

“Devemos nos assegurar de que um avião pode ser seguido em tempo real, de modo que um incidente tão trágico e sem precedentes não volte a ocorrer”, declarou o titular malaio.

Todos os aviões comerciais e da aviação privada contam com caixas-pretas que registram todos os parâmetros de um voo.

Em seu interior se encontra um sistema que grava todas as informações operativas dos sistemas do avião (pressão atmosférica, velocidade do vento, aceleração vertical, rumo magnético e posição dos sistemas de controle).

Além disso, contém um gravador de voz na cabine de comando, que registra tudo que a tripulação diz, assim como qualquer som nesse espaço. EFE

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