Malaysia Airlines diz que principal foco agora é dar atenção às famílias

  • Por Agencia EFE
  • 10/03/2014 02h03

Bangcoc, 10 mar (EFE).- A companhia Malaysia Airlines ainda não fez nenhuma “descoberta positiva” sobre a localização do avião do voo MH370, desaparecido desde, cuja busca continua em águas do Golfo da Tailândia, divulgou nesta segunda-feira em comunicado.

A companhia afirmou “cooperar ativamente” com as autoridades que realizam a operação de busca e resgate coordenada pelo departamento de Aviação Civil (DAC) da Malásia.

“DAC confirmou que equipes de resgate da Austrália, China, Tailândia, Indonésia, Cingapura, Vietnã, Filipinas e Estados Unidos acudiram a emprestar sua assistência. Agradecemos estes esforços”, disse a companhia na nota.

A Malaysia Airlines explicou que sua prioridade é cuidar das famílias dos passageiros, às quais ofereceu assistência financeira “além das necessidades básicas” que incluem informação, transporte, alojamento, comida, assistência médica e psicológica.

A companhia aérea atribuiu a cada família pelo menos um assistente da companhia ou voluntários de organizações malaias, e enviou uma equipe de 150 pessoas para Pequim.

Também comunicou as famílias que ativará um centro de coordenação de resposta no momento em que o avião desaparecido for localizado para apoiar suas necessidades.

Várias famílias de passageiros de outros países já estão em Kuala Lumpur.

A empresa também trabalha com o governo da China e as autoridades malaias de imigração para facilitar a emissão de passaportes e vistos aos familiares.

O voo MH370 saiu de Kuala Lumpur às 00h41 (local, 13h41 de sexta-feira em Brasília) e a chegada em Pequim estava prevista para seis horas mais tarde, mas a aeronave perdeu o contato com a torre de controle de Subang às 01h30 (local).

O aparelho transportava 239 pessoas de 14 nacionalidades: 227 passageiros, incluídos dois menores, e uma tripulação de 12 malaios.

A lista oferecida por Malaysia Airlines contém 153 chineses, 38 malaios, 7 indonésios, 6 australianos, 5 indianos, 4 franceses, 3 americanos, 2 neozelandeses, 2 ucranianos, 2 canadenses, 1 russo, 1 italiano, 1 holandês, 1 austríaco e 1 taiwanês.

O piloto do 777 é um malaio de 53 anos de idade com experiência de 18.365 horas de, que entrou na Malaysia Airlines em 1981, segundo dados da própria companhia.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.