Manchas de óleo chegam a trechos da foz do São Francisco
As manchas de óleo que atingiram o litoral nordeste brasileiro chegaram a trechos da foz do rio São Francisco, na altura do município de Piaçabuçu, no sul de Alagoas. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (09) por técnicos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e da Marinha que inspecionaram a região.
Em nota, o Ibama divulgou um mapa atualizado com as localidades atingidas (veja abaixo). São 138 pontos em nove estados do nordeste do país.
O instituto também ratificou que o resultado conclusivo das amostras, analisadas foi pela Marinha e pela Petrobras, aponta que a substância encontrada é petróleo cru — e que o óleo não é produzido pelo Brasil.
A investigação da origem das manchas de óleo está sendo conduzida pela Marinha, enquanto a investigação criminal é objeto da Polícia Federal. Reportagem do Estado de S.Paulo informa nesta quarta que o material em análise tem a mesma “assinatura” do óleo da Venezuela.

Crédito: Ibama
continue lendo
Brasil
Polícia da Paraíba prende suposto serial killer envolvido em 16 assassinatos em 3 meses
Jorlan Alves da Silva foi preso enquanto tentava fugir do município, vestido de mulher e com uma criança no colo
- Chuva dá trégua na cidade de SP, mas frio persiste; veja até quando Estadão Conteúdo · há 14 horas
- Mulher de Lito Sousa diz que influenciador recebeu medicamento experimental Estadão Conteúdo · há 19 horas
- Aos 94 anos, Cacique Raoni é diagnosticado com câncer e recebe cuidados paliativos em MT Agência Brasil · há 1 dia
- Brasileira de 26 anos desaparece após colisão entre barcos em Veneza; marido morreu Estadão Conteúdo · há 1 dia