Manifestações a favor e contra a Rússia tomam várias cidades da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 09/03/2014 11h43
  • BlueSky

Kiev, 9 mar (EFE).- Manifestações a favor e contra a intervenção russa na Crimeia acontecem neste domingo em várias cidades desta república autônoma ucraniana, assim como na cidade oriental de Donetsk, povoada majoritariamente por pessoas de origem russa.

Em Simferopol, a capital da Crimeia, várias centenas de pessoas, com a bandeira ucraniana amarela e azul, se manifestaram junto ao monumento do herói nacional ucraniano, Taras Shevchenko, para protestar contra o referendo convocado pelo governo pró-russo desta autonomia para o dia 16 de março, no qual se perguntará aos cidadãos se desejam a união com a Federação Russa.

Os manifestantes, que também soltaram balões com as cores ucranianas, levam cartazes com mensagens como “Crimeia pela paz”, “Crimeia é Ucrânia” e “Não quero ser soviético”, segundo informou a imprensa local.

Na mesma cidade, cerca de oito mil pessoas se manifestam na praça de Lênin a favor da reunificação da Crimeia com a Rússia.

Os manifestantes ondeiam bandeiras russas e levam cartazes de: “Rússia”, “Crimeia não é Ucrânia” e”Pelo futuro da Crimeia com a Rússia”.

Em outra parte da península, na cidade de Sebastopol, onde tem sua base a frota russa do Mar Negro, dois comícios opostos de pró-russos e pró-ucranianos terminaram em confrontos.

Na cidade de Odessa, milhares de pessoas cantaram hoje o hino nacional ucraniano sobre a mítica escadaria do filme “O Encouraçado Potemkin”, segundo informou a agência “Interfax”.

De acordo com testemunhas, os participantes ocupavam sete dos dez grandes lances da escada que ficou famosa pelo mítico filme do cineasta soviético Sergei Eisenstein, lançado em 1925. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.