Manifestante retira estrela soviética da cúpula do Parlamento ucraniano

  • Por Agencia EFE
  • 25/02/2014 11h24

Kiev, 25 fev (EFE).- A estrela soviética, que adornava a ponta de um mastro no alto da cúpula da Rada Suprema (Parlamento) da Ucrânia, foi retirada por um manifestante nesta terça-feira, enquanto a bandeira do país, situada no alto do edifício, segue a meio mastro em memória das vítimas dos distúrbios antigovernamentais.

Um manifestante, equipado com trajes de montanhista, escalou a cúpula da Rada Suprema e conseguiu chegar ao topo do mastro. Posteriormente, usando um martelo, o cidadão desprendeu a estrela dourada emoldurada por uma coroa de trigo, um dos tradicionais símbolos soviéticos que honrava à classe camponesa.

“Quero comunicar-lhes uma grande notícia: sobre a Rada Suprema já não há estrela”, afirmou Oleg Tiagnibok, líder do partido nacionalista Svoboda (Liberdade).

Anteriormente, uma equipe de funcionários também iniciou uma operação para retirar todos os retratos do deposto presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, dos edifícios e sedes estatais.

Segundo o chefe do serviço de imprensa da Administração Presidencial, Andrei Lisenko, todos os retratos do ex-mandatário estão sendo retirados da sede da Presidência, enquanto Yanukovich, que teve uma ordem de prisão emitida pela repressão dos protestos, segue foragido.

Segundo a imprensa local, o grande retrato da ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, em liberdade desde o último sábado, também foi retirado da árvore de natal situada na Praça da Independência (Maidan), bastião dos protestos antigovernamentais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.