Mantega afirma que gasolina pode subir mesmo com petróleo mais barato

  • Por Jovem Pan
  • 16/10/2014 10h07

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a gasolina pode subir mesmo com o petróleo mais barato, porque essa decisão é da Petrobras. Mas, falando a Daniel Lian, o ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo, Davi Zilberstein, disse que o tamanho do aumento é uma questão política.

O professor da Faculdade de Economia e Administração da USP de Ribeirão Preto Marcos Fava Neves apontou a necessidade do reajuste. Neves salientou que se trata de ajuda à recuperação das receitas da Petrobras e também de redução nos efeitos danosos no setor alcooleiro.

*Ouça os detalhes no áudio

O diretor de pesquisas da GO, Fábio Silveira, associados destacou que é preciso uma política mais transparente no setor para evitar volatilidade no consumo. Silveira indicou que o mercado deveria balizar o comportamento dos preços.

Os especialistas são unânimes em dizer que o aumento deve ocorrer com a máxima urgência. A baixa no preço internacional do petróleo alivía a pressão, mas não abranda os impactos sobre o câmbio, ainda inadequado para exportadores.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.