Megainvestidor George Soros alerta para um colapso da UE em caso de “Brexit”

  • Por Estadão Conteúdo
  • 09/06/2016 10h18
EFE George Soros

Dono de uma fortuna de US$ 24 bilhões, o megainvestidor George Soros disse, nesta quinta-feira (10), que há boa chance de a União Europeia (UE) entrar em colapso caso o Reino Unido opte por deixar o bloco (ação conhecida como “Brexit”), além de ponderar uma crise imigratória e desafios com a Grécia.

“Se o Reino Unido sair, isso poderia desencadear em um êxodo geral e a dissolução da União Europeia passará a ser praticamente inevitável”. Ainda assim, Soros disse que a força recente na libra britânica é um sinal de que uma votação pela saída do bloco é menos provável. “Os mercados nem sempre têm razão, mas neste caso eu concordo com eles”, disse o investidor, em entrevista ao The Wall Street Journal.

O bilionário de 85 anos, também mostrou preocupação e ceticismo em relação à economia chinesa. “A China continua a sofrer com a fuga de capitais e tem esgotado suas reservas em moeda estrangeira, enquanto outros países asiáticos têm acumulado esse recurso”, disse Soros. “A China está enfrentando um conflito interno dentro de sua liderança política e, durante o próximo ano, isso irá dificultar a sua capacidade de lidar com questões financeiras”.

O executivo teme que novos problemas surgirão na Ásia, em parte porque Pequim não parece disposta a abraçar um sistema político transparente que, segundo ele, seria necessário para aprovar reformas econômicas duradouras, os chineses iniciaram reformas, no ano passado, mas voltaram atrás em alguns esforços em meio a mercados turbulentos.

Alguns investidores estão começando a antecipar o aumento da inflação em meio a ganhos salariais recentes nos EUA, mas Soros conjectura que está mais preocupado com a fraqueza continua na China, que poderá exerça uma pressão deflacionária, espiral prejudicial de queda dos salários e preços, sobre os EUA e economias globais.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.