Milhares de pessoas protestam na França contra ascensão ultradireitista

  • Por Agencia EFE
  • 29/05/2014 14h35

Paris, 29 mai (EFE).- Milhares de pessoas, em sua maioria jovens, se manifestaram nesta quinta-feira em várias cidades da França contra a ascensão da partido ultradireitista Frente Nacional (FN), o mais votado no país nas eleições para o parlamento Europeu no último domingo.

A concentração mais numerosa, que teve entre 4 e 8 mil pessoas, segundo as fontes, ocorreu em Paris entre as praças da Bastilha e da República, no leste da cidade. Outros protestos ocorreram em Estrasburgo, na sede do parlamento Europeu, e em Toulouse e Lyon.

Manifestações foram organizados também em Marselha, Nantes, Bordeaux, Nancy, Amiens,Ruán e Metz. Nenhum incidente foi resgistrado. Na capital, os cartazes exibiam mensagens que pediam o combate à FN, ao racismo e à austeridade.

Os participantes levavam bandeiras europeias e francesas, além das de organizações que convocaram os protestos, como associações estudantis. Durante a manifestação, muitos cantaram “A Marselhesa”, o hino nacional francês.

A Frente Nacional obteve 25% dos votos, ficando à frente da conservadora União por um Movimento Popular (UMP), com cerca de 21%) e do Partido Socialista, no governo, que conseguiu 14%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.