Militares detêm vários ministros e membros do governo tailandês

  • Por Agencia EFE
  • 22/05/2014 08h54

Bangcoc, 22 mai (EFE).- Os militares mantêm detidos nesta quinta-feira vários representantes do governo, incluindo o ministro da Justiça, após declarar um golpe de Estado após mais de oito meses de manifestações antigoverno.

O chefe do exército tailandês, Prayuth Chan-Ocha, tomou o poder após declarar uma reunião fracassada, na qual participavam membros do Executivo interino e opositores, em uma tentativa de dar fim à crise.

Os soldados foram em furgões do exército até Chaikasem Nitisiri, titular tailandês de Justiça, assim como os líderes das manifestações e dos partidos políticos até as dependências do Primeiro Regimento de Infantaria.

“No interesse da lei e da ordem, assumimos os poderes. Por favor, permaneçam em calma e continuem com seus afazeres diários”, disse Prayuth Chan-Ocha em um anúncio de TV exibido pouco antes das 17h locais (7h de Brasília).

A principal autoridade militar do país informou que a ordem busca evitar mais mortes e um aumento do conflito entre opositores e simpatizantes do governo.

O exército ficou com o papel de mediador após declarar na terça-feira a lei marcial em todo o país para prevenir uma explosão de violência após oito meses de protestos antigoverno que deixaram 28 mortos e centenas de feridos.

Os manifestantes antigoverno exigem uma reforma do sistema político, que consideram corrupto, e propõem a criação de um conselho não eleito para que realize as mudanças antes de realizar novas eleições.

A Tailândia arrasta uma grave crise desde o golpe de Estado que derrubou de 2006 o ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra – que os opositores acusam de dirigir o governo do exílio.

Os “camisas vermelhas”, seguidores de Thaksin, ameaçaram aumentar seus protestos em Bangcoc se o exército tomasse o poder e o governo interino caísse. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.