Mina na Turquia ainda tem 18 trabalhadores presos

  • Por Agência Brasil
  • 16/05/2014 09h23
Explosão em mina de carbono de Manisa EFE Sobe para 282 número de mortos de explosão em mina na Turquia

O ministro da Energia da Turquia, Taner Yildiz, estimou hoje (16) que, no máximo, 18 trabalhadores continuam encurralados na mina de carvão onde uma explosão ocorrida terça-feira (13) fez mais de 280 mortos.

O ministro não disse, porém, se há informações que indiquem se estão vivos, apontando apenas que se estima que o número de mortos seja 301 ou 302. O acidente, ocorrido na terça-feira, numa mina de carvão, na cidade de Soma, no Oeste da Turquia, figura como a mais grave catástrofe industrial do país.

A explosão provocou greves e manifestações contra o governo, que estão a sendo reprimidas pelas forças policiais. Quatro sindicatos decretaram greve em toda a Turquia num gesto de solidariedade para com os mineiros.

Os manifestantes acusam o governo de ter ignorado os constantes apelos e avisos sobre a insegurança nas minas turcas, o que provocou as manifestações e os protestos que se prolongam desde terça-feira.

O Ministério do Trabalho e Segurança Social turco respondeu que a última inspeção na mina ocorreu em 17 março, assegurando que a empresa aplicava as normas de segurança em vigor.

Desastres em minas se repetem na Turquia, em particular, nas explorações que pertencem ao setor privado, nas quais as regras de segurança são frequentemente desrespeitadas. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.