Ministério da Defesa instaura comissão para aumentar presença feminina

  • Por Agencia EFE
  • 03/09/2014 20h07

Brasília, 3 set (EFE).- O Ministério da Defesa instaurou nesta quarta-feira uma comissão destinada a impulsionar a maior presença feminina e fomentar a igualdade entre ambos os sexos nas Forças Armadas.

De acordo com uma nota publicada no site da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), a Comissão de Gênero é “responsável por ações que resultem na efetivação dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero no exército, marinha e aeronáutica”. A cerimônia contou com a presença da ministra Eleonora Menicucci e do ministro da Defesa, Celso Amorim.

A Comissão de Gênero, de caráter consultivo, realizará reuniões bimestrais e fará recomendações para fomentar a maior participação das mulheres no exército, na marinha e na aeronáutica e administração do Ministério, além de acompanhar e avaliar o cumprimento das ações definidas no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM). De acordo com a ministra, a constituição da comissão em um ambiente quase totalmente masculino é uma demonstração da percepção da importância do papel desenvolvido pelas mulheres militares.

Amorim lembrou os avanços já conseguidos, como as adaptações que a Academia Militar das Agulhas Negras está fazendo para receber mulheres, mas reconheceu que ainda resta muito a ser feito. Atualmente, as Forças Armadas têm 22 mil mulheres, 6,34% de todo o contingente, que é de 350 mil, conforme afirmou Amorim durante a cerimônia.

O Ministério da Defesa é o nono a instaurar uma comissão destinada a fomentar a igualdade entre os sexos, de acordo com informações da a SMP. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.