Ministro da Defesa da Ucrânia nega suposta deserção de chefe da Armada

  • Por Agencia EFE
  • 02/03/2014 15h23

Kiev, 2 mar (EFE).- O ministro da Defesa da Ucrânia, Vladimir Zamana, afirmou neste domingo que o vídeo divulgado pela imprensa russa no qual o comandante-em-chefe da marinha de guerra da Ucrânia, contra-almirante Denis Berezovsky, jura fidelidade ao povo da Crimeia, é “uma provocação”.

“Ele é o chefe da marinha de guerra ucraniana e se subordina ao ministro da Defesa da Ucrânia e ao chefe do Estado-Maior”, afirmou Zamana.

“Acabo de voltar de Sebastopol (porto na Crimeia em que Ucrânia e Rússia têm bases navais), estive lá por um dia. O contra-almirante Berezovsky cumpriu todas as obrigações. O povo agora cumpre seu juramento à Ucrânia em condições muito difíceis”, assegurou, em declarações ao serviço em russo da “BBC”.

Segundo afirmaram hoje veículos de comunicação russos, neste domingo Berezovsky jurou fidelidade ao povo da Crimeia, onde há poucos dias o Parlamento designou um governo pró-russo não reconhecido por Kiev.

“Eu, Berezovsky, Denis Valentínovich, juro fidelidade ao povo da Crimeia e prometo defender-lhes como o exige o regulamento”, afirmou em entrevista coletiva em Sebastopol, porto da Crimeia.

Berezovsky foi designado ontem chefe das forças navais ucranianas mediante um decreto do presidente interino de país, Aleksandr Turchinov.

Nas últimas horas, e coincidindo com a intensificação da tensão na Crimeia perante a intervenção russa na república autônoma, a imprensa russa está informando sobre supostas deserções em massa dos militares ucranianos.

O Ministério da Defesa da Ucrânia negou hoje este extremo, e tachou de “provocações” as informações que alguns jornais divulgam nesse sentido. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.