Ministro diz que Governo vai priorizar obras em andamento no setor portuário

  • Por Agência Câmara Notícias
  • 23/06/2015 14h34
LUIZ FERNANDO MENEZES/AE/AE Ibama retira multa e libera operações no Porto de Santos

O ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência, Edinho Araújo, afirmou que o governo deverá priorizar as obras em andamento no setor portuário. “O cobertor está curto”, disse, em reposta à presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara, deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ), que perguntou como serão distribuídos e para onde vão os investimentos do governo com recursos próprios.

Edinho Araújo comentou ainda sobre a expectativa do governo de incluir o critério de outorga no primeiro lote de licitações, previsto para ser lançado no segundo semestre deste ano. Em reposta ao deputado Edinho Bez (PMDB-SC), o ministro declarou que, em sua opinião, o sistema de outorga é regulado pelo próprio mercado. “Nós sabemos a complexidade que é o controle do modelo de menor tarifa e da maior movimentação de cargas. Por isso, vamos considerar também o modelo de outorga onerosa. Vamos analisar cada caso”, destacou.

Por sua vez, o diretor-geral da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), Mario Povia, se disse surpreso que a demanda pela outorga venha do próprio setor produtivo. “Me causa perplexidade que os próprios empresários defendam esse modelo. É mais uma possibilidade. É mais uma alternativa viável. Mas, do ponto de vista dos custos, onera na largada, sim”, disse Povia.

Edinho Araújo e Mario Povia participaram de audiência pública, já encerrada, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.