Ministro do Itamaraty recebe chanceler equatoriano em Brasília

  • Por Agencia EFE
  • 15/01/2014 14h26

Brasília, 15 jan (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Luiz Fernando Figueiredo, recebeu o chanceler do Equador, Ricardo Patiño, que viajou depois para Buenos Aires, a última parada de uma viagem que incluiu escalas na Guatemala e em quatro países do Caribe.

Nenhum dos ministros conversou com jornalistas depois da reunião, realizada em Brasília, sobre a qual fontes oficiais disseram à Agência Efe ter sido “profunda e muito cordial”.

Patiño comentou o encontro em sua conta no Twitter. “Duas horas de amplas coincidências com o ministro das Relações Exteriores do Brasil Luis A. Figueiredo”, escreveu Patiño.

As fontes consultadas pela Efe explicaram que os ministros analisaram mais detalhadamente a agenda regional, que inclui a próxima Cúpula da Comunidade de Estados da América Latina e o Caribe (Celac), que será realizada entre 28 e 29 de janeiro em Havana.

E discutiram outros assuntos relativos à União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e alguns aspectos das relações bilaterais, centrados nas possibilidades de ampliar troca comercial entre os dois países, que ano passado chegou aos US$ 961 milhões.

O chanceler equatoriano acrescentou que em três dias “de intenso trabalho diplomático” visitaria Brasil e Argentina, República Dominicana, Haiti, Guatemala e São Vicente e Granadinas.

Na terça-feira, após terminas sua viagem pela América Central e Caribe, Patiño escreveu no Twitter: “Agora caminho a Brasília e depois a Buenos Aires. A diplomacia direta é fundamental, assim se buscam e se alcançam consensos”. EFE

ed/cd