Moradores resistem à reintegração de posse na zona norte de São Paulo

  • Por Agência Brasil
  • 17/06/2015 14h27
SÃO PAULO, SP, 16.06.2015: REINTEGRAÇÃO-SP - A Polícia Militar acompanha na manhã desta terça-feira (16) a reintegração de posse de um terreno invadido na zona norte de São Paulo. Um grupo de moradores colocou móveis e objetos na entrada do terreno para impedir a operação da PM, que está no local desde as 6h desta terça. Segundo a PM, o terreno fica na rua Doutor Augusto do Amaral, na Vila Nina, e abriga ao menos 800 pessoas ligadas ao movimento FLM (Frente de Luta por Moradia). No terreno, ocupado desde abril do ano passado, os moradores construíram aos menos 300 barracos de madeira e 10 casas de alvenaria. (Foto: Fernando Nascimento/Folhapress) Fernando Nascimento/Folhapress Reintegração de posse na Brasilândia em São Paulo

Moradores de uma ocupação na região da Brasilândia, zona norte paulistana, resistiram nesta quarta-feira (17) a uma operação de reintegração de posse. O despejo das cerca de 800 pessoas que viviam no local desde abril foi iniciado ontem (16), mas não foi possível remover os pertences de todos os ocupantes em apenas um dia.

Alegando que não tinha para onde ir, parte dos moradores permaneceu no terreno. O grupo colocou fogo nos móveis de uma escola vizinha, de modo a fazer uma barricada e impedir a continuidade da operação.

A Polícia Militar (PM) usou bombas de gás para dispersar os manifestantes. Pelo menos um homem foi detido, acusado de jogar tijolos contra os policiais. Crianças e casas vizinhas ao local também foram atingidas pela munição química.

Ontem (16), a PM precisou quebrar um muro para entrar na ocupação, uma vez que os moradores haviam impedido o acesso pela única entrada do local. O terreno, que fica na Rua Augusto do Amaral, na Vila Nina, pertence à Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab). Há  previsão de construção de um projeto habitacional na área.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.